domingo, 12 de dezembro de 2010

Nelson Mandela – Um exemplo de vida e coragem




O autor do livro “Conversas que Tive Comigo”,  é um dos homens mais notado do mundo, quando o assunto é garra, determinação, obsessão, coragem, entre outras qualidades. Estou falando de um guerreiro que ficou 27 anos preso, porque queria acabar com a política do Apartheid na Africa do Sul exercida pelo governo do Partido Nacional. Ele é Nelson Mandela, um sul-africano nascido na cidade Transkei, em 1918,
O Partido  Nacional durante muitos anos separou brancos e negros, dando privilégios a minoria branca, discriminando e destruindo  os sonhos e desejos  da maioria da população daquele pais, os negros.
Mandela neste livro exibe textos e cartas que escreveu quando estava preso, relatando tudo o que sentia no seu cativeiro.  Nos relatos, Mandela mostra seus dias mais difíceis e mais apreensivos. Num dos textos Mandela relata que sofria muito, não por estar na cadeia e sim por não poder fazer nada, enquanto os negros agüentavam o desprezo dos brancos, nas escolas, nos comércios,  em seus empregos, entre outras descriminações.
 Mandela revela  que nunca deixou de sonhar que um dia seria solto, já que tinha sido condenado à prisão perpétua, ou seja, morreria preso, na cadeia, localizada na ilha de Robben.
Nelson Mandela  mostrou ao mundo o quanto vale ter caráter e nunca desistir de seus sonhos, não importar qual seja  a dificuldade de atingi-lo. O seu sonho  era libertar os negros da política do Apartheid,  e nem ele sabia como, mas conseguiu. Quando foi libertado  em 1990, candidatou-se a presidência da África do Sul,  e sua vitória não foi muito difícil, já que a maioria da população sul-africana era negra. Quando eleito,tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul,  após intensas negociações e contando com o apoio da maioria dos países de vários governos do Mundo,  declarou o fim do Apartheid.
Realmente um livro fantástico, que  relata a vida de um dos maiores lideres da atualidade, o inesquecível Nelson Mandela.
Recomendo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário